olá, hola!

Eu sou Ana Luiza Beraba, muito prazer!

Trabalho há 20 anos com curadoria de filmes e livros. Já fiz muita coisa de forma artesanal, mas nos últimos anos, comecei a estudar maneiras de integrar tecnologia para conseguir um maior alcance com o que mais amo fazer: conectar histórias e pessoas. Aí nasceu WePlot, uma plataforma de tecnologia e entretenimento que transforma a forma de contar e vender histórias. Com ela, fomos selecionadas pelos programas Proyecta Uruguay (ANII), Cube Ventures (Colombia) e Startup Chile, a maior aceleradora de startups da América Latina.

Eu venho da área de humanas.

Estudei História na UFRJ e Cinema em Cuba – mas desde que fiz uma pós emGestão Cultural na FGV o bichinho do empreendedorismo me picou. De lá para cá, já tive 3 empresas, todas no setor cultural.

Uma jornada empreendedora

Da minha experiência no setor audiovisual, trago a expertise em curadoria, distribuição, festivais e desenvolvimento de projetos, e dela nasceu a Esfera Filmes, uma distribuidora de cinema independente que em 7 anos lançou mais de 60 títulos garimpados nos maiores festivais do mundo, alcançando mais de 2 milhões de espectadores

Da minha passagem pelo setor editorial, veio a identificação de um nicho de mercado inexplorado, ao unir esses dois universos.

Criei a Film2b, empresa que garimpa nos livros histórias com potencial de adaptação para as telas, e onde atuo na prospecção (scout) de conteúdo e gestão de Propriedade Intelectual.

E criei a WePlot, idealizada como uma plataforma de democratização de acesso e fomento à diversidade e pluralidade de vozes em toda a região latino-americana. 

Palestras, aulas, livros e muito mais.

Já participei como palestrante nos eventos Rio Content Market (Rio), Forum Mostra (SP), Ventana Sur (Buenos Aires), BAM (Bogotá), FICG (Guadalajara), Filbo (Bogotá), FIL (Lima), Contec (México), Industry Club Forum – San Sebastián (Espanha), FAM (Florianópolis), entre outros e fui jurada em mais de 10 concursos e editais de projetos e de pitchs. 

Dei aula na EICTV, Escola Darcy Ribeiro e FACHA. Tenho artigos publicados nas revistas Piauí, Filme B e Tabu, fui curadora da Coleção Devassa de literatura erótica e, em 2008, lancei o livro América Aracnídea: teias culturais interamericanas (Ed. Civilização Brasileira). Em 2022 terminei um MBA em Tecnologia para Negócios para aprender mais sobre Big Data e Inteligência Artificial.
Sinto que o mercado cultural ainda faz pouco uso das tecnologias disponíveis atualmente e tenho como objetivo unir esses dois mundos.
Em minha visão é fundamental estreitar os laços entre o Brasil e os países da região latinoamericana para fortalecer a indústria criativa da região, um dos nossos maiores ativos, e ainda pouco explorados regionalmente.

Em 2023…

Uma nova Ana Luiza Beraba surgiu com rebranding de marca,
novos vôos e muita história boa paraescrever e contar!