film2b

Film2b foi pioneira na conexão entre o mercado editorial e o audiovisual.

+60 licenciamento de direitos autorais de livros para adaptação audiovisual

Um núcleo criativo de histórias adaptadas de livros, em parceria com as maiores produtoras do Brasil.

Laboratório pioneiro em inclusão e diversidade, realizado em parceria com a Globo.

Em busca de grandes histórias, dos livros para as telas.

A Film2B é uma empresa que atuou entre 2010 e 2020 no licenciamento de obras literárias para adaptações audiovisuais

A ideia foi desenvolvida por Ana Luiza Beraba a partir de sua experiência profissional nas áreas de gestão cultural, no segmento editorial e audiovisual, em sociedade com Eduardo Senna, advogado especialista em direitos autorais. A Film2b foi o braço de licenciamento para audiovisual da Agência Riff, a maior agência literária do Brasil.

Nossa trajetória 

Com a demanda crescente por conteúdos para a indústria audiovisual, naquele momento já sob os primeiros impactos das discussões em torno do projeto de lei para regulamentação da TV de acesso condicionado, proporcionou a identificação de um nicho de mercado: a venda de conteúdos literários para realização de obras para cinema e TV.

Este segmento, ainda incipiente no Brasil, já estava mais articulado no mercado internacional. Os principais festivais de cinema do mundo, como Berlim, Sundance e Roma, haviam incluído seções focadas no encontro de agentes literários com produtores. Os editores também começaram a atuar de maneira mais proativa em relação à indústria audiovisual. Apesar de termos muitos casos de filmes e séries baseadas em livros no Brasil, autores, agentes literários e editores reagiam às demandas recebidas de produtoras, emissoras e programadoras de TV. A Film2B propôs um modelo cujo objetivo era provocar a demanda, através de uma dinâmica baseada na oferta de títulos com potencial para se tornarem filmes ou séries. 

A agente Lucia Riff (ao centro) com as sócias Ana Luiza Beraba (á esquerda) e Raquel Leiko (a direita)

Ana Luiza fez então uma parceria...

Ana Luiza fez então uma parceria com a Agência Riff, a maior e mais tradicional agência literária brasileira, que possui em seu catálogo mais de 140 autores brasileiros do porte de Luis Fernando Veríssimo, Moacyr Scliar e Carlos Drummond de Andrade. 

A partir de 2012, Ana Luiza associou-se a Eduardo Senna, advogado com vasta experiência em propriedade intelectual e com intensa atuação no segmento audiovisual. 

Além de atuar no licenciamento de livros, a Film2B se tornaria um núcleo de desenvolvimento de projetos cujo objetivo é ser um elo entre material criativo bruto e a produção de conteúdos audiovisuais, atuando na garimpagem de histórias, no processo de desenvolvimento de roteiros, atração de talentos, na estruturação legal e financeira.

2014
Em 2014, foi vencedora do Edital de Núcleos Criativos do FSA, e se associou à Kiki Lavigne (ex Sony e Conspiração) para desenvolver uma carteira de projetos.
2017
Em 2017, criou e coordenou o primeiro Laboratório de Narrativas Negras para o Audiovisual em aliança com a TV Globo e com a Flup. Atualmente, sete das 35 histórias gestadas se encontram em desenvolvimento em grandes produtoras e canais, colaborando para aumentar a diversidade racial no segmento audiovisual.
2020
Até 2020 mais de 60 contratos de licenciamento de direitos foram negociados através da Film2b com os principais players de audiovisual do Brasil e do mundo.