1 Laboratório de Narrativas Negras para o Audiovisual

Em 2017, Ana Luiza Beraba criou e coordenou o primeiro Laboratório de Narrativas Negras para o Audiovisual em aliança com a TV Globo e com a Flup.

Foi um processo de quase 6 meses com encontros presenciais todos os sábados, onde inicialmente foram selecionadas 50 pessoas auto declaradas negras da cidade do Rio de Janeiro. Através de uma primeira roda de conversa, definimos que histórias elas iriam desenvolver e iniciamos uma série de encontro com roteiristas da Globo em que cada semana Beraba definia quem iria passar o pitch baseado no perfil do projeto e do profissional convidado. 

Depois de algumas semanas, todos os participantes se apresentaram a jurados de uma “banca” que escolheram que projetos iriam orientar. Foram mais de 90 horas de conteúdo e formação e no final Film2b representou e ativou no mercado os projetos desenvolvidos, defendendo remuneração justa e direito a crédito para o autor, algo pasmem, nem sempre evidente.

7 das 35 histórias gestadas neste laboratório foram licenciadas para desenvolvimento junto a grandes produtoras e canais, e muitos dos autores que passaram pelo laboratório se estabeleceram profissionalmente no mercado audiovisual, colaborando para aumentar a diversidade racial nas telas brasileiras

O que dizem:

Campanha de natal

Em 2019, a Globo produziu o primeiro Especial de Natal com elenco 100% negro “Juntos a Magia Acontece”, escrito por Cleissa Martins, que até hoje é autora da casa e que foi vencedor do Leão de Ouro do Festival de Cannes de Publicidade como Melhor Branded Content pela associação com a Coca-Cola através da Agência McCann, um golaço que teve sua origem no Primeiro Laboratório de Narrativas negras e foi licenciado pela Film2b à Globo.